segunda-feira, 9 de maio de 2016

Telefone de latinha.

A iniciação tecnológica deste trimestre é o telefone de latinha.

  • Para confecciona-lo foi necessario:

- 2 latas 
- Fio de barbante (10 metros)
- Palito de dente

Nós utilizamos uma lata de leite condensado para falar e uma de creme de leite para ouvir, achamos que por a lata de leite condensado ser mais fina e comprida, o som chegou mais claro e nítido na outra lata.  

  • Explicando como funciona:

As ondas sonoras são ondas longitudinais que consistem numa série de compressões, seguidas de Rarefacções, e que se propagam através de meios como o ar, a água ou os sólidos. As Ondas Sonoras propagam-se muito melhor, e mais rapidamente, nos materiais sólidos do que no ar.
Quando alguém fala ou emite um som, o ar ondula ou vibra. Os nossos ouvidos captam as vibrações de som, ou ondas de som.
Quando se aplica tensão ao fio e falamos para uma das latas do telefone, o som vibra pelo fio esticado até à outra lata. A pessoa do outro lado do telefone ouve a mensagem após os seus ouvidos captarem as vibrações de som e as enviarem para o cérebro para serem processadas.
As características físicas do Som são: Frequência, Comprimento de Onda, Amplitude e Velocidade.

  • Testes na escola:
Até agora fizemos 2 testes, que valem pontos no placar, o total de palavras dividido por 2 é o total de pontos ganhos. No primeiro, ficamos em 7° lugar, acertando 18 palavras, devido a má colocação de integrantes que tiveram dificuldades na realização de seu papel desempenhado no dia do teste. No segundo teste, reformulamos as posições ideais para cada integrante, para que desempenhassem melhor sua função, conseguimos ficar em primeiro lugar acertando 33 palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário